top of page
  • Foto do escritorMiguel Boente

ATÉ ONDE VAI A FIXAÇÃO DAS PESSOAS POR CURTIDAS E ACEITAÇÃO EM REDES SOCIAIS?



Amigos, estou escrevendo mais esse artigo para falar sobre algo que vem sendo pauta inclusive de congressos internacionais de psicologia, que é o tema da aceitação ou rejeição de pessoas em redes sociais e até onde as pessoas tem ido em busca desta aceitação.

Pessoas de todas as idades "Mas principalmente o público jovem" tem partilhado de uma falsa ideia onde ser aceito nas redes sociais vale muito e ser rejeitado também, isso tem confundido a vida de muitos, onde o virtual e o real "Na cabeça delas" é a mesma coisa, quando na verdade está longe de ser.

E o primeiro sinal que o virtual não é igual ao real é quando as próprias pessoas da internet em redes sociais dizem que determinadas postagens não tem a ver diretamente com suas vidas, ou seja, muitas delas tem um comportamento, opiniões e preceitos virtuais diferentes dos da vida real, e então pergunto, sabendo disso, vale a pena mesmo dar tanta importância ao virtual, onde as próprias pessoas "nem todas" admitem que fazem um personagem?

Pois bem, o que tem ocorrido nos últimos anos é uma luta incessante por likes, e isso tem virado a cabeça das pessoas. Uma prova disso é quando vemos o alto número de meninas em redes sociais postando fotos seminuas para ganhar curtidas e comentários muitas vezes desrespeitosos, mas o que vale é que mesmo assim se é popular!


"VALE RESSALTAR QUE ESSE MAL NÃO ESCOLHE FAIXA ETÁRIA OU SEXO, TANTO JOVENS COMO PESSOAS DE MEIA IDADE, HOMENS E MULHERES SOFREM DA MESMA FORMA!"


E há um claro comparativo entre essas pessoas, elas ficam reparando quem recebe mais ou menos curtidas, e muitas ficam deprimidas literalmente dependendo da pouca aceitação de suas postagens, muitas "mesmo lindas" começam a ver defeitos em seus corpos ou decidem apelar cada vez mais para a sensualidade passando a vulgarizar a sua imagem em troca de likes e comentários!

Claro que nem toda menina que posta foto assim tem esse intuito, mas estamos falando aqui das que tem, e que de certa forma tem problemas sérios ao serem rejeitadas virtualmente, ou ao contrário, se enchem de soberba quando são endeusadas por um monte de moleques que não há veem como uma pessoa, mas apenas como mais uma menina pegável!


A situação parece tola, mas se encararmos o tema a fundo iremos ver que tem casos tão extremos que pessoas chegam a pensar em tirar a vida por isso. No Youtube uma menina da Europa que vivia recebendo deslikes no canal de maquiagem tentou se matar, tanto que a plataforma estuda tirar o botão deslike de seus vídeos, e o Face que pensou em implantar o mesmo já desistiu da ideia!


O tema é muito complexo, porém, tem muitas pessoas que vivem na realidade virtual e se preocupam excessivamente com sua aceitação ou rejeição, e isso tem abalado emocionalmente grande parte dos usuários da internet.

Até onde vamos com isso? Não sabemos! Até onde as pessoas vão para serem populares? Também não sabemos, mas uma coisa é certa, cabe aos pais educar os filhos e orientar para que eles não entrem nesse tipo de armadilha. E se você é uma pessoa de meia idade que dá muita importância ao que falam de bom ou de mal sobre você em redes sociais, busque filtrar certas coisas, e se não conseguir melhorar por si só, busque ajuda profissional


POR: MIGUEL BOENTE


13 visualizações0 comentário
bottom of page